sábado, 1 de março de 2008

Processos Evolutivos



  • Teriam as mitocôndrias apresentado vida independente?

As mitocôndrias são as organelas citoplasmáticas responsáveis pela respiração celular, por conseqüência, deve-se a elas a liberação de energia celular responsável pelos processos vitais do organismo. Essas estruturas estão presentes em diferentes quantidades, variando de acordo com a especialização da célula.

As mitocôndrias, da mesma forma que os cloroplastos das células vegetais, possuem algumas características que sugerem muita semelhança com as bactérias, entre estas semelhanças estariam: a presença de DNA próprio e os ribossomos mitocondriais que também apresentam semelhanças com os ribossomos presentes nos monera (reino composto por bactérias e cianobactérias).

Estas particularidades sugerem que as mitocôndrias teriam evoluído de bactérias endocitadas há bilhões de anos, onde células eucariontes anaeróbicas estabeleceram uma relação simbiótica com bactérias aeróbicas, para poder utilizar-se de seu sistema de fosforilação oxidativa (respiração celular).
Essas bactérias teriam penetrado no interior da célula por fagocitose, escapando dos mecanismos intracelulares de destruição de organismos estranhos. Assim, a membrana do fagossomo teria evoluído para formar a membrana externa da mitocôndria e a membrana da bactéria tornou-se a membrana interna.
Isto sugere mais um mecanismo adaptativo que os organismos encontraram para suportar as pressões ambientais e encontrar um modo que permita sua sobrevivência.

Nenhum comentário: